"" ✔ Poesifjolla → 28: Modelo de redação e análise para Enem

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Modelo de redação e análise para Enem

Exemplo de redação

Vínculos que superam as diferenças

Um dos sentimentos móis admiráveis que um ser humano pode desenvolver por outro é a amizade. É através dela que muitas pessoas conseguem suportar grandes problemas em suas vidas e vencem grandes desafios. Apesar de muitos argumentarem sobre quão difícil é encontrar alguém digno de confiança, o preço a ser pago nessa procura rende frutos ainda maiores quando se encontra uma pessoa disposta a cultivar uma amizade verdadeira com outra.
A sabedoria popular prega que "nenhum ser humano é uma ilha", e essa máxima é confirmada pelo cantor e compositor Tom Jobim, quando diz que "é impossível ser feliz sozinho". Os seres humanos precisam conviver em sociedade e criar vínculos fortes uns com os outros, porque a verdadeira amizade é mais profunda do que as pessoas imaginam: não é um relacionamento superficial, mas antes é construída à base da confiança, ou seja, lentamente.
Há muitas pessoas que buscam amizades, mas nessa busca não se importam com sentimentos alheios. Essa forma de procura por amigos é prejudicial porque é egoísta. Para ter amizades verdadeiras, as pessoas devem antes moldar-se para serem amigas, respeitando as outras pessoas, interessando-se por elas, e dessa forma descobrirão afinidades que as façam mais próximas umas das outras.
Há também quem queira manter-se longe de outras pessoas e não cultivar amizades com medo de ser magoado por alguém. Nos relacionamentos as pessoas de fato discordam umas das outras, e isso pode acontecer em amizades verdadeiras também, mas se houver real interesse entre as partes envolvidas, as diferenças são superadas a fim de que haja a retomada da amizade e assim preserve-se também a qualidade nos relacionamentos.
Portanto, o preço a ser pago no desenvolvimento de relacionamentos entre as pessoas rende bons frutos, e cultivar amizades verdadeiras faz bem aos seres humanos. A criação de vínculos interpessoais ajudam o indivíduo a superar problemas e moldam-no para que se interesse por outras pessoas. A verdadeira amizade faz com que as pessoas superem as diferenças e busquem uma boa qualidade em seus relacionamentos.


(Fuvest 2007, Algumas das Melhores Redações. www.fuvest.br/vest2007/bestred/bestred.stm)

Análise da redação

SIMPLICIDADE E EFICIÊNCIA: o primeiro parágrafo não só apresenta o tema proposto como o problematiza a partir das solicitações do enunciado da prova. 0 candidato considera a grandeza e a dificuldade da amizade, anunciando, dessa forma, seu ponto de vista.



As citações presentes na redação evocam a sabedoria popular -"nenhum ser humano é uma ilha" - e o compositor Tom Jobim - "é impossível ser feliz sozinho" -, demonstrando, assim, alguma originalidade, já que tanto em um como em outro pensamento estão nítidos ainda os raciocínios dos excertos ofertados pela prova. Trabalhar com essas referências é, também, coerente com o nível de argumentação apresentado pelo candidato.

Um primeiro argumento já se lê na metade do segundo parágrafo, quando o autor afirma que uma amizade verdadeira só pode ser construída lentamente. Há aqui uma ideia de que a maioria das pessoas apenas mantém relacionamentos superficiais em razão da necessidade de viver em sociedade.

SUSTENTAÇÃO DOS ARGUMENTOS: o terceiro e o quarto parágrafos definem a abordagem e exploram psicologicamente o tema, ainda que de modo superficial. Subtemas como egoísmo e adaptação da personalidade sustentam os argumentos.

O desfecho da redação deixou claro o uso de uma fórmula de construção de textos dissertativos para o vestibular. Condenada por muitos, mas recomendada pela maioria dos cursinhos, citar, no último parágrafo, expressões do primeiro - "preço a ser pago", "render frutos" e "cultivar amizade" - parece conferir coesão à estrutura geral do texto e contentar os examinadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário