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domingo, 27 de maio de 2018

Como criar um texto do zero



Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Conquanto, conhecer seu lado teórico é demasiadamente primordial. Aqui você encontra um apanhado desta teoria com 7 simples passos de como criar um texto do zero.

Aplique-a em seu trabalho, porém não se esqueça: você precisará fazer a sua parte, ou seja, redigir.

1 – Simplicidade

Use palavras conhecidas e adequadas. Escreva com simplicidade. Para que se tenha bom domínio, prefira orações curtas. Amarre as orações, organizando as princípios. Cuidado para não mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de forma tranquila pela linha de argumentação.

2 – Transparência

O ponto principal aqui está em não permitir nada subentendido, nem imaginar que o corretor sabe o que você almeja dizer. Evidencie todo o conteúdo da sua escrita. Lembre-se: você está comunicando a sua opinião, falando de suas idéias, narrando um fato. O mas importante é fazer-se distinguir.

3 – Objetividade

Você tem que expressar o máximo de teor com o menor número de palavras possíveis. Por consequência não repita princípios, não use palavras demais ou outras coisas que só para aumentem as linhas. Concentre-se no que é verdadeiramente necessário para o texto. A pesquisa prévia ajuda a selecionar melhor o que se deve usar.

4 – Unidade

Não esqueça, o escrito deve ter unidade, por mais longo que seja. Você deve pautar uma linha harmônica do início ao final do escrito. Não deve perder de vista essa trajetória. Por isso, muita atenção no que escreve para não se perder e fugir do objeto. Expulsar o desnecessário é um dos caminhos para não se perder. Para não errar, use a seguinte ordem: introdução, argumentação e conclusão da teoria.

5 – Coerência

A congruência (coesão) entre todas e cada uma das partes de seu artigo, é fator primordial para se redigir bem. É necessário que elas formem um todo. Para isso, é necessário estabelecer uma ordem com intenção de as ideias se completem e formem o corpo do texto. Explique, mostre as causas e as consequências.

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Exemplos: Obedecer uma ordem cronológica é um maneira de se assestar sempre, apesar de não ser criativa. Nesta linha, parta do geral para o particular, do objetivo para o subjetivo, do certo para o abstrato. Use figuras de linguagem para que o escrito fique interessante. As metáforas também enriquecem a redação no caso da narração.

6 – Ênfase

Procure chamar a atenção para o assunto com palavras fortes, cheias de significado, principalmente no início da narrativa. Use o mesmo recurso para primar trechos essenciais. Uma boa epílogo é essencial para mostrar a relevância do ponto escolhido. Remeter o leitor à ideia inicial é uma boa forma de tampar o texto.

7 – Leia e Releia

Lembre-se, é fundamental meditar, planejar, redigir e reler seu artigo. Mesmo com todos e cada um dos cuidados, pode ser que você não consiga se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma, verifique se os períodos não ficaram longos, obscuros. Veja se você não repetiu palavras e ideologia. Conforme você relê o escrito, essas falhas aparecem, inclusive, falhas de ortografia e acentuação.

Não se apegue ao escrito. Refaça se for preciso. Não tenha preguiça, passe tudo a limpo quantas vezes forem necessárias. No computador, esta tarefa se torna mais simples. Faça constantemente uma imitação do escrito original. De forma você se sentirá à vontade para atenuar quanto quiser, pois sabe que sempre poderá voltar atrás.
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Veja também:

  • Como fazer a introdução da redação
  • Como fazer a conclusão da redação
  • Desenvolvimento da redação
  • Estrutura de uma Redação
  • Os 10 Pecados em uma Redação
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